NOSSOS PROJETOS
Conheça a nossa Orquestra Amare, nosso projeto Uêto e o Tocando Corações.
Orquestra Amare
Criado em abril de 2013, o Projeto Orquestra Jovem Matozinhos, hoje chamada Orquestra Amare (do latim amor), já atendeu mais de 400 crianças e adolescentes ao longo de sua trajetória e hoje possui 110 jovens regularmente matriculados, a maioria advindos da rede pública de ensino.
O projeto se distingue como uma prática cultural consistente, com forte cunho pedagógico dentro do conceito da sustentabilidade, que lhe conferem mérito, relevância e oportunidade.
A proposta da “Orquestra Amare” é definir ações e resultados a serem atingidos ao longo do ensino e prática da disciplina “Música”. Promovendo a educação musical com foco nos aspectos educativos globais como criatividade, estímulo ao trabalho em equipe, solidariedade, formação de valores e atitudes ético-sociais, estimulando o conhecimento e integração de diferentes linguagens artísticas valorizando as diversidades culturais.
Uêto
Embora o objetivo da Orquestra Amare seja o de transformar as pessoas através da música e da cultura, muitos de nossos alunos se destacam, estudam em faculdades públicas de música e se profissionalizam.
Assim a Fundação Dirce Figueiredo possui grupos de cordas que se apresentam em casamentos, aberturas e encerramentos de congressos e eventos diversos no formato que atenda a cada ocasião podendo ser um dueto, quarteto, quinteto, sexteto, etc.
As apresentações são monetizadas, e o valor revertido na profissionalização desses jovens que também recebem parte do valor.
Tocando Corações
Recentemente, lançamos o projeto Tocando Corações, que como o próprio nome sugere, pretende tocar os corações através da nossa música e sensibilizar as pessoas e empresas a apadrinhar nossos alunos, realizando uma doação (que pode ou não ser deduzida do imposto de renda) e assim poderemos dar continuidade ao trabalho sério que realizamos.