Ministério da Cultura e Lhoist apresentam

Projetos que transformam:
Cultura, Trabalho e Cuidado com as pessoas

A Fundação Dirce Figueiredo desenvolve projetos que promovem a transformação social ao valorizar a diversidade, a cultura e o fortalecimento da cidadania, gerando oportunidades reais de trabalho e renda. Com um olhar inclusivo e comunitário, suas ações integram capacitação profissional, saúde, educação e cultura, sempre priorizando o reconhecimento dos saberes locais, a sustentabilidade e o protagonismo das pessoas atendidas. Assim, a Fundação contribui para o desenvolvimento humano, econômico e cultural das comunidades onde atua.

Panificação e Salgaderia

Formação com sabor de oportunidade

O projeto Panificação e Salgaderia oferece cursos de Auxiliar de Padeiro e Produção de Salgados com foco em capacitação profissional e geração de renda. Com aulas teóricas e práticas, carga horária de 60 horas e fornecimento de insumos e materiais, a formação será realizada no bairro Vista Alegre, em Matozinhos. A proposta promove inclusão social, incentiva o empreendedorismo e responde a uma demanda concreta por qualificação em áreas com alta empregabilidade e forte presença na cultura alimentar brasileira.

Projeto MUSA – Corte e Costura para Mulheres

Formação com sabor de oportunidade

Em sua segunda edição, o Projeto MUSA será realizado no bairro Vista Alegre, em Matozinhos/MG, oferecendo cursos de modelagem e costura como porta de entrada para o mercado de trabalho e o empreendedorismo feminino. Inspirado na iniciativa “Mulheres Autônomas”, da Fundação Dirce Figueiredo, o projeto alia qualificação técnica ao acompanhamento social e psicológico, fortalecendo a autonomia das participantes. O MUSA transforma vidas e amplia a inclusão produtiva de mulheres da comunidade.

PISC – Programa de Integração Social e Cultural do Idoso

Memória, Saberes e Cultura na Melhor Idade

O PISC conecta pessoas idosas de Alfenas/MG à vida cultural da cidade, por meio de oficinas de canto, dança, artesanato, narrativas e rodas de memória. Mais do que oferecer atividades, o projeto reconhece os idosos como agentes culturais e guardiões de saberes, promovendo sua dignidade, participação ativa e valorização social. A cultura é aqui compreendida como um direito e uma ferramenta de inclusão. Ao final, as histórias e experiências serão reunidas em um caderno e um minidocumentário, celebrando o patrimônio vivo da comunidade.

Boa Vista

Cuidando da saúde dos olhos em Matozinhos

Em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Matozinhos, o Projeto Boa Vista amplia o acesso à saúde visual com consultas oftalmológicas e entrega gratuita de óculos, inclusive com lentes especiais. A iniciativa fortalece a atenção básica à saúde e contribui para formar uma nova cultura de cuidado ocular na cidade.

Arte e Cultura

Festival de Mocambeiro

Cultura que pulsa no coração da comunidade

Descentralizar a cultura é uma das principais missões do Festival de Mocambeiro. Realizado no cenário natural e acolhedor do distrito de Mocambeiro, em Matozinhos, o evento democratiza o acesso à música e promove um encontro vibrante entre o popular e o erudito. Surgiu do desejo de criar um espaço de encontro, aprendizado e colaboração entre artistas consagrados da cena musical e jovens talentos da Orquestra Amare, possibilitando experiências sonoras inéditas e inspiradoras.

Com apresentações gratuitas que vão do rock ao forró, passando por espetáculos infantis e expressões tradicionais, a iniciativa celebra a diversidade cultural, promove transformação social por meio da música e contribui para o desenvolvimento cultural e econômico local. Enraizado na comunidade, o evento cria uma atmosfera inclusiva e de fruição para toda a população, firmando-se como uma verdadeira celebração de cultura, comunidade e educação.

Festival do Ora-pro-nóbis

Sabores, Saberes e Tradição

O Festival do Ora-pro-nóbis de Barbosa é uma celebração da memória, da comida e do encontro. Inspirado na tradicional planta mineira — de grande valor nutricional e afetivo — o evento transforma Capim Branco/MG em um território de cultura, sabor e partilha.

Ao redor de mesas, receitas e histórias, o festival convida moradores, visitantes, cozinheiros, artistas e produtores a vivenciarem uma programação diversa, com mostras gastronômicas, oficinas culinárias, apresentações culturais e feira de agricultura familiar. Tudo com foco na valorização dos saberes populares, na inovação, no reconhecimento das raízes e na promoção de práticas sustentáveis.

Em sua quarta edição, o Festival do Ora-pro-nóbis já se firmou como um marco afetivo e cultural da cidade — onde a comida une, a cultura educa e a tradição se renova a cada encontro.